quarta-feira, junho 29, 2011

Xarém com Conquilhas de Olhão


Foto

O Xarém com Conquilhas de Olhão é uma das 21 iguarias finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia e será promovido na sexta-feira, dia 1 de Julho.

Este prato típico olhanense é o único representante algarvio na competição e será motivo para a cidade mostrar em direto , no programa Verão Total, da RTP1, como se prepata a iguaria. 

A especialidade olhanense pode ser uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, tal como a Ria Formosa já conquistou o título de Maravilha Natural de Portugal.

Para que este prato típico seja reconhecido a nível nacional, os apreciadores podem votar até dia 7 de Setembro neste finalista em www.7maravilhas.sapo.pt


O Xarém com Conquilhas, depois de ter passado por diversas fases do concurso – começaram por ser centenas de candidatos, passaram depois a 70 e actualmente são 21 – é agora um dos três finalistas da categoria Marisco, medindo forças com Amêijoas à Bulhão Pato e Arroz de Marisco.

As outras seis categorias dividem-se em Entradas, Sopa, Peixe, Caça, Carne e Doces.

As 7 Maravilhas da Gastronomia surgem como uma oportunidade de divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.

No Algarve e no concelho de Olhão, o Xarém com Conquilhas tem uma história que merece ser divulgada: a farinha de milho faz-se triturando os grãos numa mó.

Este milho mal moído é aproveitado para fazer xarém, as papas de milho comuns a toda a bacia mediterrânica.

Segundo a autarquia olhanense, há inclusivamente um ditado popular que diz que "Um Olhanense passava / Muito bem para onde fosse / Com um prato de xarém / E uma batatinha doce."



Via: barlavento online

Sem comentários: