quarta-feira, setembro 29, 2010

A Ria Formosa



A Ria Formosa é uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, distinção que agora reforça a potencialidade do mercado ligado ao turismo de natureza no Algarve, como o birdwatching. O ecossistema do sotavento algarvio foi o mais votado na categoria de Zonas Marinhas e vai dar um «novo impulso» a este segmento, refere o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.


Na corrida ao título de «maravilha nacional» estavam 21 candidatos. Mas 656 356 votos (e 6 meses) depois, os portugueses elegeram os sete vencedores, entre os quais a Ria Formosa, vasto ecossistema de características ecológicas únicas que se estende por uma área de cerca de 20 mil hectares e 60 quilómetros de costa.


«A distinção revela a estima dos portugueses – e que nós partilhamos – por esta paisagem natural. Acredito que a eleição dará um novo impulso ao turismo de natureza no Algarve, produto que temos vindo a trabalhar nos últimos anos, e que ajudará também à preservação da Ria», afirma Nuno Aires.


Algarve, Natureza e Birdwatching

A Ria Formosa é ainda a terceira zona húmida mais importante do país e local de ocorrência de milhares de aves aquáticas ao longo do ano. Para promover a prática de observação de aves a olho nu (ou através de binóculos e telescópios) no Algarve, Sagres irá receber entre 1 e 3 de Outubro o primeiro Festival de Birdwatching da região. Passeios de barco, saídas de campo, cursos de identificação de aves de rapina, corridas fotográficas e palestras são as actividades propostas.


O festival – organizado pela Almargem, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com o Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Strix – tem sítio na Internet com o programa completo, fotogaleria, listas de aves e informações úteis. Está tudo disponível aqui.

Sem comentários: