Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa e «Deep reefs» são os dois projetos vencedores da primeira edição do «InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel.
Ao todo foram oito os projetos que apresentaram candidaturas ao «InAqua», criado com o objetivo de estimular o sector empresarial e a sociedade civil a envolverem-se activamente na conservação dos ecossistemas aquáticos.
Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa? será desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Biologia Pesqueira e Hidroecologia (CCMAR, Universidade do Algarve), em parceria com o Project Seahorse (University of British Columbia e Zoological Society London).
Este projecto pretende atingir três objetivos principais: investigar as causas determinantes do declínio das populações de cavalo-marinho e cavalo-marinho-de-focinho-longo na Ria Formosa; propor as medidas de mitigação que permitam a recuperação dos efetivos para valores verificados no passado recente; e contribuir para elaboração de um plano de recuperação e conservação destas duas espécies.
Já o projecto «Deep reefs», desenvolvido pelo CCMAR, em parceria com várias entidades, pretende mapear a biodiversidade marinha dos habitats dos recifes entre 30 e 70 metros de profundidade em vários locais do país, entre os quais a costa algarvia, entre Armação de Pêra e Lagos.
O objetivo passa por recolher informação sobre espécies e os habitats para integrar uma plataforma de gestão de áreas marinhas.
«A Conservação da Biodiversidade dos Oceanos» foi o tema desta primeira edição do «InAqua».
Sem comentários:
Enviar um comentário