terça-feira, junho 07, 2011

Antigo Lagar de Azeite de São Brás de Alportel transforma-se em Residência Criativa


Residência Criativa

De 17 a 19 de Junho, o velho edifício do antigo Largar de Azeite de São Brás de Alportel vai transformar-se numa Residência Criativa, um espaço de encontro entre designers e artesãos, naquele que será o culminar da primeira etapa do Projecto Design&Ofício que visa a criação de novos produtos, a partir da transmissão dos saberes dos ofícios tradicionais. Cruza a ponte entre a tradição e a inovação é o desafio.

Este projecto resulta de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Associação Designers do Sul com o objectivo de valorizar e reinventar os ofícios tradicionais. Trata-se de desenvolver uma relação de proximidade entre artesãos tradicionais e criativos da área do design, de forma a promover a troca de experiências e saberes do passado e do presente, na criação de objectos modernos e de qualidade.

A Residência Criativa pretende reunir neste edifício cerca de 15 criativos previamente seleccionados e 5 artesãos locais convidados, para uma partilha conjunta de experiências. Durante esta residência, nas várias oficinas, cabe aos criativos desenvolver soluções estético-funcionais, que respeitem o carácter único de cada produto, correspondente à especialização de cada artesão: empreita de palma, cortiça, madeira, trapologia e cerâmica.
No final, o resultado pretendido passa por “uma nova forma de produção cultural, concebida de forma sustentável, com recurso a materiais locais, naturais e eco-responsáveis.”
Os trabalhos realizados neste encontro de gerações serão apresentados ao público na exposição “Design&Ofício”, patente no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, de 20 de Julho a 31 de Agosto.

Todos os jovens criadores que tenham interesse em integrar a Residência Criativa devem consultar o regulamento e efectuar a respectiva inscrição, até ao próximo dia 10 de Junho, no sítio www.designeoficios.co.tv.

Sem comentários: