quarta-feira, junho 08, 2011

Albufeira tem 18 praias com qualidade de ouro

                              


Município mantém liderança nacional de um total de 286 zonas balneares distinguidas pela Quercus.

Albufeira volta a ser o concelho português com o maior número de praias com qualidade da água de ouro. De um total de 286 zonas balneares distinguidas pela Quercus, 18 localizam-se no Município. A esta distinção somam-se 20 Bandeiras Azuis, 13 “Praias Acessíveis” e 9 “Praias Saudáveis”, que atestam a excelência ambiental das praias do concelho.

A Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza-, identificou este ano 18 praias com qualidade de ouro em Albufeira, mais uma do que no ano anterior. O concelho detém a nível nacional o maior número de zonas balneares com esta distinção: Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Barranco das Belharucas, Falésia -Açoteias, Falésia -Alfamar, Rocha Baixinha Poente, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha Nascente.

A chancela “Praia de Ouro” é entregue pela associação ambientalista às praias nacionais mais consistentes, com um histórico de qualidade nos últimos cinco anos. Trata-se de uma forma da Quercus garantir uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade das águas balneares.

Refira-se que Albufeira está também na liderança no que respeita à Bandeira Azul, com 21 galardões atribuídos, um dos quais à Marina de Albufeira, a par com as praias dos Salgados, Galé- Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, São Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia- Alfamar, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

A excelência das suas zonas balneares valeu-lhe ainda a atribuição de 13 galardões “Praia Acessível” e 9 “Praia Saudável”. As praias com galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” cumprem os critérios de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada. Este é uma distinção que representa o esforço do Município em melhorar as infraestruturas e serviços de apoio, eliminando as barreiras arquitetónicas nos equipamentos coletivos e na via pública. São elas: Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Peneco, Pescadores, Oura, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

A insígnia “Praia Saudável” tem em consideração aspetos como a segurança, acessibilidade, ambiente e sensibilização. Foram galardoadas as praias dos Salgados, Galé Leste, Oura, Santa Eulália,  Maria Luísa,  Barranco das Belharucas,  Falésia- Açoteias, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

“Todos estes galardões são um motivo de satisfação e orgulho, pois respeitam rigorosos critérios de atribuição que nos temos esforçado por cumprir e superar. De ano para ano, a qualidades das nossas praias tem vindo a aumentar, fator de extrema importância para uma cidade turística”, afirma Desidério Silva, presidente da autarquia albufeirense.

A cerimónia oficial do hastear das Bandeiras Azuis e de ‘Praia Acessível –Praia para Todos 2011’ vai ter lugar no próximo dia 14 de junho, pelas 9h30, na praia da Rocha Baixinha Nascente.



Sem comentários: