quarta-feira, julho 13, 2011

Algarve como a região do país com menor prevalência de obesidade infantil.



Estudo da OMS apresenta Algarve como a região do país com menor prevalência de obesidade infantil.


No âmbito da Conferência Internacional de Obesidade Infantil (Internacional Conference on Childhood Obesity), realizada em Oeiras entre os dias 6 e 9 de Julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentará dados comparativos sobre a obesidade infantil em Portugal.




O estudo refere que a prevalência obesidade infantil no Algarve desceu mais de 14 pontos percentuais de 2006 a 2008, segundo estudos desenvolvidos no âmbito do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial da Saúde (European Childhood Obesity Surveillance Initiative), COSI Portugal.



Os dados são resultado da implementação de políticas de saúde de estilos de vida saudável como alimentação equilibrada e exercício físico regular, que colocam a região com a taxa mais baixa em termos de excesso de peso, pré-obesidade e obesidade face às restantes regiões do país.




No decorrer da conferência, nomeadamente no dia 8 de Julho, a Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve apresentará o Programa de Combate à Obesidade Infantil no Algarve no painel dedicado à Promoção da Saúde nas Escolas e na Comunidade.



A ARS Algarve também estará presente na exposição de posters com um trabalho sobre os materiais de suporte para as intervenções breves em alimentação e actividade física.



Criado em 2008 pela OMS, no seguimento da aprovação da Carta Europeia de Luta Contra a Obesidade, o Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil, também denominado COSI, tem como objectivo principal criar uma rede de informação sistemática e periódica sobre as características do estado nutricional infantil de crianças dos 6 aos 8 anos, comparável entre os países e regiões da Europa, sendo que no primeiro ano de avaliação, em 2008, participaram 13 países dos 22 inscritos.



Em Portugal este projecto foi operacionalizado com as ARS e com as Direcções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira.

Sem comentários: