sábado, janeiro 10, 2009

Turismo em Portugal

O Algarve, no sul de Portugal, é por excelência o ponto turístico de muitos europeus. O clima e a temperatura da água são os principais factores que contribuem para o grande crescimento do turismo nesta região. A maior densidade populacional e de turismo da região concentra-se na costa, mas os antepassados que preenchem uma rica história, assim como belas paisagens no seu interior, também atrai bastante turismo, em locais como na cidade de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcoutim, Monchique, entre outros.

Por seu lado, Lisboa, a capital portuguesa, atrai também muitos turistas quer pela sua História, quer pelos seus monumentos (de destacar o Aqueduto das Águas Livres, a Sé Catedral, a Baixa Pombalina, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, quer pela sua contêmporaniedade. Foi Capital Europeia da Cultura em 1994, acolheu a Exposição Mundial de 1998, e vários jogos do Euro 2004. Pontos fortemente turísticos são o Parque das Nações, O castelo de S.Jorge, O Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, os museus de Arte Antiga, dos Coches, e do Azulejo, a fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional de São Carlos. De destacar também o Oceanário de Lisboa, a diversão nocturna e toda a área envolvente ao recinto do Parque das Nações, e a zona das Docas em Santos e Alcântara.

O Porto é uma cidade que tem vindo a conquistar um lugar de relevo no panorama cultural do País e da Europa, principalmente devido ao surgimento de cruzeiros no Rio Douro, e á popularização das visitas às caves de fermentação do Vinho do Porto. Foi Capital Europeia da Cultura em 2001. A Fundação de Serralves e a Casa da Música são dois pontos de visita obrigatória, assim como a Torre dos Clérigos (tornada ex-libris da cidade) e a . De destacar ainda o Teatro Nacional S. João, os Jardins do Palácio de Cristal, a Ponte D.Luis e toda a zona do centro histórico.

A ilha da Madeira é também um importante pólo de interesse turístico internacional durante todo o ano, tanto pelo seu clima ameno e paisagens exuberantes como pela sua excepcional gastronomia.

A Península de Setúbal, na Margem Sul do Tejo, tem das mais variadas características naturais e culturais destacando-se a Serra da Arrábida, a praia de Sesimbra, a Baía Natural do Seixal, as salinas de Alcochete, os Moinhos de Maré, as embarcações típicas do Rio Tejo e Rio Sado, as antigas vilas piscatórias e toda a fauna e flora ribeirinha, o Estuário do Sado e os seus Golfinhos.

Na lista do Património Mundial encontram-se os centros históricos do Porto, Angra do Heroísmo, Guimarães, Évora e Sintra, bem como monumentos em Lisboa, Alcobaça, Batalha, Tomar, as gravuras paleolíticas ao longo do Rio Côa, a floresta laurissilva da Ilha da Madeira, e as paisagens vitivinícolas da Ilha do Pico e do Rio Douro.

Portugal é também um País onde se pratica, além de muitos outros desportos, o Surf. Entre as melhores praias para o desenvolvimento dessa prática desportiva estão o Guincho, Peniche, Ericeira, Carcavelos, São Pedro e São João do Estoril, a Costa da Caparica e São Torpes. A ilha da Madeira e o Algarve também são locais de eleição por turistas estrangeiros e nacionais para a prática de golf.

Em termos de turismo religioso, o ponto turístico mais atractivo quer em termos nacionais, quer internacionais, é o Santuário de Fátima, que se tornou sobejamente conhecido por se tratar de um local de aparições marianas.

Outras importantes atracções turísticas portuguesas são as cidades de Braga (Centro Histórico, Santuário do Bom Jesus do Monte e Bracalândia), Bragança (Centro Histórico, Castelo e Teatro Municipal), Chaves (Centro Histórico e Termas), Aveiro (Arte Nova, Centro histórico com os seus canais fazendo lembrar Veneza, a Ria de Aveiro e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto), Coimbra (Universidade, Judiaria e Portugal dos Pequeninos) e Vila Real (Palácio de Mateus e Teatro Municipal), Santarém (a Capital do Gótico), Évora (Centro Histórico e Templo de Diana), Vila Viçosa (Paço Ducal de Vila Viçosa, Castelo de Vila Viçosa, Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e Centro Histórico), Viana do Castelo (Igreja de Santa Luzia, Centro Histórico e romaria) e a região do Algarve (Com todos os seus resorts, campos de golf, praias e diversão nocturna). As serras da Serra da Estrela (ponto mais alto de Portugal Continental), o Gerês, Caramulo e Lousã, são também pontos muito procurados por quem se interessa por turismo rural, longe dos grandes centros.

Fonte:Wikipédia

Sem comentários: